Sejam bem vidos ao Blog Mulheres de Honra!
Aqui você vai compartilhar de palavras que edifiquem sua Família,ministério e seu relacionamento com o senhor Jesus...
Que o Senhor te Abençoe e te guarde.Que o Senhor faça resplandecer seu rosto sobre te e tenha misericórdia de ti e lhe dê a paz.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Relacionamentos que transforma

Relacionamentos são chaves espirituais, por isso devemos ser radicais em relação a eles. Relacionamentos espirituais devem ser cultivados e fortalecidos, mas amizades com rebeldes e maledicentes devem ser cortadas, mesmo que eles se passem por irmãos. Então, escolha bem aqueles que você aceita na sua intimidade, pois bênçãos ou maldições podem vir por meio das pessoas que permitimos ao nosso lado.
Diante disso, gostaria de mencionar alguns tipos de relacionamentos que você deve cortar da sua comunhão. Seja sábio e tenha discernimento espiritual.
1. O ponto de entrada favorito de satanás em sua vida é sempre alguém próximo a você
Certamente o inimigo tentou atingir Jesus por meio do mar enfurecido e do vento tempestuoso contra o barco. Mas a maneira preferida dele nos atacar é através de pessoas próximas a nós. Jesus disse que os inimigos seriam os de dentro da própria casa (Mt 10.36).
Satanás tentou atingir Jesus através de Pedro em Mateus 16 e depois através de Judas. Eles foram usados como portas pelo inimigo. Portanto, discernir essas portas de entrada é vital para o nosso crescimento espiritual. Nossa guerra é contra o diabo e seus demônios, mas sa¬bemos que as pessoas se tornam portas para que ele possa nos atacar.
2. Você sempre buscará amizades que resolvam seus problemas mais imediatos
Aquele que não ajuda, inevitavelmente atrapalha. Não há meio termo. Você precisa ter cuidado com pessoas que não lhe acrescentam coisa alguma. Nossos relacionamentos são estabelecidos em função de interesses. Não existe relacionamento neutro, todos nos influenciam de alguma forma.
3. Cuidado com aquele que tenta sabotar a visão de Deus para a sua vida
Paulo advertiu os gálatas a respeito desse tipo de pessoa (Gl 5.7-9). Houve alguém que os influenciou e certamente era alguém próximo. O maior risco de sedução vem daqueles que estão próximos de nós (Dt 13.6;8,9). Isso parece lógico porque certamente não daríamos ouvido a um desconhecido.
Como você pode perceber quando alguém está tentando sabotar a visão de Deus para a sua vida? Em primeiro lugar, ele é alguém que se ressente do seu desejo de crescer e ser recompensado. O irmão de Davi se irritou com seu desejo de enfrentar o gigante e receber a recompensa (1Sm 17.26-28).
Em segundo lugar, ele é alguém que fica infeliz com o seu progresso. Certamente é mais fácil chorar com os que choram do que rir com os que riem. Os conselhos de tais pessoas são para desanimar e não para motivar a avançar (Ed 4.4,5).
A terceira característica é que eles sempre procuram destacar uma fraqueza que Deus está tentando remover da sua vida. Dalila dizia querer conhecer o segredo da força de Sansão, mas na verdade o desejo dela era expor a fraqueza dele.
Pessoas que tentam sabotar a visão de Deus para a sua vida o fazem tentando diminuir a fé que Deus coloca dentro de você. Deus pode estar desejando dar forma ao seu ministério. Sua visão pode estar explodindo, por isso, o inimigo fará de tudo para abortar esse sonho.
Elas preferem discutir a respeito do seu passado do que ter uma visão de fé a respeito do seu futuro. Não devemos viver do passado. Precisamos aprender a esquecê-lo. Mas há aqueles que estão sempre nos lembrando daquilo que o sangue de Jesus já apagou (Is 43.18,19).
A quarta característica desses sabotadores é que eles procuram sutilmente diminuir o seu temor de Deus e fazem com que tudo pareça normal e aceitável. Relacionamentos funcionam como lentes espirituais. Eles nos levam a ver as coisas por uma determinada ótica. Aqueles que diminuem o seu temor de Deus oferecem uma visão natural das coisas espirituais e faz com que o pecado se torne normal. Fuja dessas pessoas e ande com quem lhe inspira a ser mais íntimo de Deus.
4. Cuidado com aqueles que diminuem os seus sonhos
Os dez espias foram usados para diminuir o sonho de Moisés de entrar em Canaã. Eles até conseguiram destruir o sonho do povo, mas não puderam contra Josué e Calebe. A multidão instruiu o cego a ficar quieto, mas se ele tivesse se calado não teria recebido a cura que sonhava (Mc 10.48).
Aqueles que procuram diminuir nossos sonhos desejam na verdade destruí-los. E fazem isso de várias formas: em primeiro lugar, eles procuram diminuir o esplendor de suas vitórias colocando tudo em termos naturais, dando uma explicação natural para os milagres de Deus. Em segundo, eles sempre riem de suas experiências espirituais. Em vez de tentarem recebê-las, ridicularizam as mais profundas experiências pelas quais você passou.
O valor de qualquer relacionamento pode ser medido por sua contribuição às suas prioridades. Aquele que ri de suas experiências com Deus não sabe o valor das pérolas espirituais e também não lhe ajudará a avançar em Deus.
5. Nunca discuta o seu problema com alguém incapaz de resolvê-lo
Abrir a vida pessoal com alguém incapaz de nos ajudar é como abrir tesouros para um ladrão. Não somente é perda de tempo, mas um grande risco. Abra a sua vida com alguém espiritual, mas o mais prudente é ter um discipulador na igreja.
O discipulador é alguém que poderá confrontá-lo naquilo que você não quer ver. Aquilo que alguém se recusa a confrontar não pode ser corrigido. Precisamos de dois tipos de pessoas: os amigos íntimos e aqueles mais distantes, mas que podem falar em nossa vida.
Toda intimidade produz cegueira. Por isso, precisamos de alguém capaz de falar em nossa vida que não tenha vínculo emocional conosco, pois elas estão com os seus sentidos aguçados para nos ajudar. O problema é que normalmente não aceitamos que tais pessoas falem em nossa vida justamente porque acreditamos que elas não são próximas o suficiente.
6. Relacionamentos corretos multiplicam a unção
Relacionamentos adequados permitem que nossa unção e talento sejam aprimorados. Isso acontece porque o nosso crescimento espiritual depende de nossos relacionamentos. Se temos relacionamentos saudáveis, então seremos estimulados a avançar, mas se nossos relacionamentos nos levam para baixo, eles estão fora do padrão de Deus.
Sinais de um relacionamento sólido
O primeiro sinal é o prazer mútuo. Em relacionamentos saudáveis as pessoas passam tempo juntas apenas pelo prazer de estarem juntas. Você tem prazer de estar na sua célula? Tem prazer de estar na vida da igreja? Se não há prazer, o relacionamento definhará até acabar.
O segundo sinal de um relacionamento sólido é o respeito. Ao valorizar alguém você ganha respeito em troca. Um dos problemas de nossa geração é a falta de respeito. Desrespeitamos uns aos outros e, por isso mesmo, colhemos as conseqüências de relacionamentos superficiais e alguns são até mesmo destruídos.
A base dos relacionamentos é o respeito e a consideração. Se não respeitamos ou não consideramos alguém, não podemos ter com ele um relacionamento sólido e gratificante.
O terceiro sinal de um relacionamento sólido são as experiências compartilhadas. Uma ligação muito forte surge entre soldados no campo de batalha. Quando lutamos ao lado de alguém, surge entre nós um verdadeiro compromisso com essa pessoa. Se desejamos que nossas células sejam fortes, precisamos ter experiências comuns compartilhadas.
O quarto sinal é a confiança. Sem confiança não nos relacionamos, pois a confiança é a base de qualquer relacionamento (Pv 27.6).
O quinto e último sinal é a reciprocidade. Relacionamentos unilaterais simplesmente não prosperam. Reciprocidade é retribuir em uma mesma medida. Se recebo uma grande quantidade de atenção e amor, preciso retribuir na mesma medida. Esse é o adubo das melhores amizades (Sl 1.1-3).
Aluízio A. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário